quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Objetos de Aprendizagem Acessíveis


FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM 
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS



Repositório escolhido: RIVED

http://www.nec.fct.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.ph

Objeto de aprendizagem escolhido: Um dia de trabalho na fazenda.

Áreas de conhecimento contempladas pelo objeto de aprendizagem escolhido: 

Matemática – Construção de número natural aprendendo a contar e resolver pequenos problemas do cotidiano.

Habilidades que o usuário deve apresentar para utilizá-lo:

Alunos da 1ª série do Ensino Fundamental, que tenham noções de números naturais ou que estejam aprendendo a construir o significado do número natural; interação e concentração e saber lidar com o mouse (noções básicas da internet).

Possibilidades de apoio ao processo de aprendizagem:

Explorar situações problema que envolva contagem; incentivar para resolver pequenos problemas.

Estratégia pedagógica para explorar esse objeto de aprendizagem junto a alunos com necessidades especiais:

Fazer as possíveis adaptações no computador de acordo com a necessidade específica do aluno;
No objeto de aprendizagem: Estimular a contar os animais de um a um;
Estimular a oralidade descrevendo a figura e contando os animais em um dos quadros da fazenda;
No teclado: Identificar no teclado do computador os números de um a dez;
Passar para o anbiente sala de aula e contar junto com outros coleguinhas as cadeiras e as mesas.

Inclua outros aspectos que você julgar pertinentes em sua análise:

Os objetos de aprendizagem. o professor (a)  escolhe a atividade com objetivo claro, e para isso vem o Guia do Professor.
Um dia de trabalho na fazenda, o aluno constrói o conceito do número natural, em um diferente uso de meio social, e no mesmo objeto outras atividades podem ser desenvolvidas em outro momento, como: ciências, meio ambiente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário