FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES EM
TECNOLOGIAS
DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS
Repositório escolhido: RIVED
http://www.nec.fct.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.ph
Objeto de aprendizagem escolhido: Um dia de trabalho na fazenda.
Áreas de conhecimento contempladas pelo objeto de aprendizagem escolhido:
Matemática
– Construção de número natural aprendendo a contar e resolver pequenos
problemas do cotidiano.
Habilidades que o usuário deve apresentar para utilizá-lo:
Alunos da
1ª série do Ensino Fundamental, que tenham noções de números naturais ou que
estejam aprendendo a construir o significado do número natural; interação e
concentração e saber lidar com o mouse (noções básicas da internet).
Possibilidades de apoio ao
processo de aprendizagem:
Explorar
situações problema que envolva contagem; incentivar para resolver pequenos
problemas.
Estratégia pedagógica para explorar esse objeto de aprendizagem junto a alunos com necessidades especiais:
Fazer as possíveis adaptações no computador de acordo com a
necessidade específica do aluno;
No objeto de aprendizagem: Estimular a contar os animais de
um a um;
Estimular a oralidade descrevendo a figura e contando os
animais em um dos quadros da fazenda;
No teclado: Identificar no teclado do computador os números
de um a dez;
Passar para o anbiente sala de aula e contar junto com outros
coleguinhas as cadeiras e as mesas.
Inclua outros aspectos que você
julgar pertinentes em sua análise:
Os
objetos de aprendizagem. o professor (a)
escolhe a atividade com objetivo claro, e para isso vem o Guia do
Professor.
Um dia de
trabalho na fazenda, o aluno constrói o conceito do número natural, em um
diferente uso de meio social, e no mesmo objeto outras atividades podem ser
desenvolvidas em outro momento, como: ciências, meio ambiente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário