PLANO
DE AÇÃO PEDAGÓGICA
1.
Título:
Alegria de Aprender
2.
Localização:
Sala de aula, sala de Informática,
dependências da escola.
3.
Tema:
Alimentação, higiene e saúde (adaptação do
OA para alimentação, higiene e saúde)
4.
Objetivos:
Objetivo
Geral:
- Promover hábitos de higiene e de uma boa alimentação de uma forma atraente, lúdica e educativa.
Objetivos
Específicos:
- Perceber e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite;
- Conhecer os cuidados com a higiene pessoal ao sentar-se a mesa para as refeições;
- Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;
- Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
- Estimular a linguagem oral, através de roda de conversa e o teatro
Público:
1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.
Duração:
O
Plano de Ação será desenvolvido durante dois meses ou mais, dependendo do tempo
que o professor deseja dispensar aos conteúdos trabalhados.
5. Justificativa:
O estudo de caso tem como objetivo investigar de como se dá a
inclusão do aluno R X na Escola Municipal do Ensino Fundamental A.F, diante das representações
sociointerativa do aluno no meio em que o cerca, levando em consideração três
pressupostos básicos de análise: as concepções de educação, infância e inclusão
escolar.
A pesquisa foi desenvolvida com uma análise dos atendimentos
psicopedagógicos, com a família e na escola a partir da perspectiva
do estudo de caso tendo como sujeitos: o aluno em processo de inclusão, o grupo
de alunos de sua classe, o professor da turma, o professor da sala de
informática, o corpo técnico administrativo e pessoal de apoio. Segundo Shulman
(1989), o estudo de caso ajuda o investigador a interpretar a realidade
estudada, proporcionando-lhe oportunidade para uma reflexão sobre as
experiências dos outros e constituindo uma poderosa ferramenta de investigação.
O
aluno R X apresenta o diagnóstico clínico de Deficiência Intelectual, filho
biológico de MSV. Na entrevista com o professor, anamnese com a mãe e
intervenção individual em atendimento, observou-se: nos aspectos
relacionados à subjetividade, ele apresenta uma imaturidade mental; facilidade
de relacionamento interpessoal,
mostrando traços de agressividade em algum momento e traços de
extroversão. O aluno na comunicação apresenta
distúrbio de linguagem, não apresenta gestos. A coordenação motora fina está em
desenvolvimento e na escrita está compatível com a fase de “garatujas” –
rabiscos desordenados. Nas atividades o aluno está sempre presente,
acompanhado de sua mãe.
Com base no estudo, foi escolhido para trabalhar com a turma
do 1º ano, o Objeto de Aprendizagem da RIVED - Rede
Internacional Virtual de Educação - Repositor de Objetos de Aprendizagem
- “Alegria de Aprender” é composto de figuras conceituais e animação interativa
que buscam explorar o lúdico.Será trabalhado durante um bimestre, por ser rico
em linguagem oral e escrita, matemática, quantidades - números, ciências e
artes.
Os
Objetos de Aprendizagem é uma valiosa ferramenta pedagógica, constrói
conhecimentos, facilitando a prática pedagógica com o foco na aprendizagem significativa
do aluno.
6. Metodologia:
1º
Momento - Para iniciar as atividades o professor deverá fazer uma roda de
conversa com gravuras de frutas e verduras direcionando a conversa para a
alimentação. Como mediador da conversa perguntar e depois definir, o que é
valor nutritivo, frutas e verduras. Assim o professor estará descobrindo o que
cada aluno já sabe sobre alimentação.
2º
Momento - As atividades propostas pelo OA iniciarão na sala de informática.
Para que todos participem, se o número de computadores não atender ao número de
alunos, trabalhar em dois tempos. Fazer as adaptações necessárias com o aluno
AEE, para que se sinta bem acomodado. Contar a história proposta pelo OA. Em
seguida orientar cada quadro da atividade.
3º
Momento – O professor fará uma reflexão com todos os alunos sobre: a conversa
da roda do 1º dia, a história que foi contada na sala de informática, seus
personagens explicando primeiro, o que é personagem de uma história. Cada aluno
deverá contar a história, como entendeu, se expressando livremente, usando a
sua criatividade e imaginação.
4º
Momento – Na sala de informática o aluno deverá trabalhar no computador, sendo
auxiliado pelo professor e o professor da sala de informática. O aluno deverá fazer as atividades desde o início, aprendendo a clicar no retângulo colorido
em avançar e voltar. O aluno iniciará a atividade contando as frutas e digitando o número no lugar correspondente,
logo após clicar em “conferir” para verificar a resposta. Esta atividade é
muito rica, além de nomear as frutas contar o número de frutas, envolve
percepção visual e coordenação motora, desenvolve a atenção e o aluno participa
ativamente durante a realização da atividade, dando autonomia e construindo o
seu conhecimento.
5º
- Momento – Na sala de aula, iniciar com uma conversa relacionada aos hábitos
de higiene. Todos devem participar. Será o dia do aluno, desde o acordar até a
hora de ir dormir. Logo após os alunos irão à sala de informática para
trabalhar com a continuação da OA. A história continua com materiais de
higiene. O aluno irá clicar nos materiais de higiene bucal.
6º
Momento – Na sala de aula, serão apresentados os materiais de banho através de
gravuras. A professora junto com os alunos irá relembrar a história. Hora do
desenho. A história poderá ser representada pelo aluno, através do desenho.
Depois os alunos irão para a sala de informática e o professor irá orientar
desde o início da atividade do OA e em seguida o aluno vai responder as novas
perguntas que são correspondentes aos materiais de banho.
7º
Momento – Esta atividade será em
classe. Os alunos vão confeccionar um álbum, com o tema da história com
desenhos, figuras (recorte e colagem), frases...
8º Momento – Na sala de informática o
aluno irá fazer a atividade no computador, desde o início da OA com orientação
do professor e do professor de informática. Continuando a história neste dia o
assunto será, a hora do almoço. Lembrando sempre os hábitos de higiene, lavar
as mãos antes de iniciar a comer...
9º Momento – Final da história. À tarde
na floresta. Propor ao aluno para descrever oralmente a gravura. - Levar os
alunos para conhecerem a cozinha da escola, onde são preparadas as
refeições. - Roda de conversa relembrar
a história, os hábitos de higiene e o valor nutritivo dos alimentos.
10º Momento – Convidar os pais para
fazer parte da última atividade onde as próprias crianças irão contar a
história, expor os álbuns e falar sobre higiene e alimentação, apresentação
teatral, pelos alunos.
7. Avaliação:
A
avaliação inicia-se na primeira roda de conversa, o professor vai observar o
que os alunos já sabem, sobre alimentação e valor nutritivo. Ao final, na
última roda de conversa o professor avalia o que foi acrescentado ao
conhecimento do aluno.
8. Cronograma:
Atividades
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MARÇO
– 2012
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ABRIL
– 2012
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1ª
Semana
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2ª
Semana
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3ª
Semana
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4ª
Semana
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1ª
Semana
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2ª
Semana
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3ª
Semana
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4ª
Semana
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Roda de conversa com gravuras de frutas e verduras
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X
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X
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Sala de informática com adaptações ao computador e atividade
01de Objetos de aprendizagem
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X
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X
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Produção oral pelos alunos (História do OA)
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X
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Sala de informática – atividade 02 no OA Frutas café da manhã
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X
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Continuação da atividade 03 do OA – Materiais de Higiene Bucal
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X
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Sala de aula gravuras com materiais de banho, desenho livre e
sala de informática – Atividade 04 no OA (continuação da história)
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X
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Sala de aula confeccionar álbum com desenhos, figuras (recorte e
colagem, relativo à atividade da OA). Produção de uma peça teatral coletiva;
Tema, a história do OA
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X
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X
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X
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Sala de informática atividade 05 continuando a história (hora do
almoço). Sala de aula ensaio de uma pequena peça teatral produzida pelos
alunos
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X
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X
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Roda de conversa para avaliação final e visita a cozinha da
escola com os alunos. Terminar o álbum
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X
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Convidar os pais e comunidade escolar para o encerramento da atividade.
Será dirigida pelos alunos – peça teatral, exposição do álbum...
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X
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9. Referência:
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/dentes_prontos/objeto_rived/index.html.
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